regulamento


O VIDA TRAIL (VT) é um evento desportivo de trail running a decorrer a 10 de Novembro de 2019. Organizado pela Ourém Vida Team, Ourém Vida Clínica Médica  e Digital Design, com o apoio do Grupo Desportivo e cultural de Seiça e o Município de Ourém, entre outras entidades.

O VT é uma prova de corrida de montanha, constituída por um Trail Curto (TC), Trail Longo (TL), Ultra Trail (UT) e Caminhada, que percorrerão por trilhos e caminhos da Serra de Aire e Candeeiros, pinhais e castelo do Concelho de Ourém.

Depois do Ourém Bike & Run 2017 e das 2 edições do Ourém Ultra Trail, surge agora este novo evento de Trail Running. 

O VT é prova de qualificação para a Taça de Portugal de Trail e é certificada pelITRA nos percursos de TL e UT. 

O UT pontua 2 pontos para a ITRA e o UTMB®.


A organização do evento espera que o VT seja do agrado de todos os atletas e que estes contribuam para que a mesmo se assuma como uma festa do desporto convívio.



CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Idade de participação nas diferentes provas

As provas são abertas a todas as pessoas, homens ou mulheres, filiados numa federação/associação ou não, ressalvada a idade mínima de participação como referido no ponto "Definição das categorias etárias/sexo/individuais e equipas".

Por exemplo, um atleta que faz 16 anos até ao último dia da época desportiva 2019/2020 definida pela ATRP, será classificado no escalão Juvenil. Poderá participar na prova de TC.

Por exemplo, um atleta que faz 18 anos até ao último dia da época desportiva 2019/2020 definida pela ATRP, será classificado no escalão Júnior. Poderá participar na prova de TC ou TL.


Condições físicas

É da responsabilidade de cada atleta, a escolha da prova a realizar, e assim sendo, a consciência da sua capacidade física em relação às características das provas, condições climatéricas, entre outros.

Cada atleta deverá adquirir antes do evento, uma capacidade de auto-suficiência, que permita a gestão de problemas que derivem deste tipo de provas.

O papel da organização não é de ajudar o atleta na sua gestão da prova.


Definição de possibilidade de ajuda externa

A organização define como ajuda externa, a assistência ao atleta, quer seja no fornecimento de alimentação (pontos de abastecimento), primeiros-socorros ou similar. Esta ajuda não pode ser confundida com qualquer atitude que beneficie o atleta de modo a obter vantagem individual (por ex. ajuda no transporte ou ação que ajude o atleta a transpor o percurso com maior facilidade).

Os atletas poderão receber ajuda externa durante a prova, desde que não cause interferência com outros atletas em prova.

Para qualquer eventualidade, deverá contactar a organização ligando para o número de emergência, que estará impresso no Dorsal ou através de qualquer elemento da organização, preferencialmente nos pontos de abastecimento. 


Colocação do dorsal

O dorsal do atleta é pessoal, intransmissível e deve ser usado à frente do atleta e de preferência a altura do peito. Não é permitida qualquer alteração do dorsal sob pena de desclassificação.


Regras de conduta desportiva

O comportamento inadequado, agressivo ou o recurso de linguagem ofensiva, será punido com desqualificação. Todos os participantes devem ter consciência ecológica, respeitar e proteger o meio ambiente, deixando-o tal como o encontraram sob pena de desqualificação.


O TRAIL

O VT

O VT será realizado no dia 10 de Novembro de 2019, na localidade de Ourém e será constituído por quatro provas:

De carácter competitivo:

  • Ultra Trail - 50 Km;
  • Trail Longo - 25 Km;
  • Trail Curto - 15 Km.

De carácter lúdico:

  • Caminhada

A organização reserva o direito de alterar as distâncias, o percurso bem como a não realização das provas se assim se justificar.


Programa/Horário

09 Novembro (Sábado):

18h00 - 20h30 - Abertura do secretariado, entrega de dorsais.

10 Novembro (Domingo):

07h00 - abertura do secretariado, entrega de dorsais;

07h30 - Saída de autocarro para local partida (Atletas do UT);

08h00 - Partida do UT;

08h45 - Saída de autocarro para local partida (Atletas do TL);

09h15 - Partida do TL;

10h00 - Partida do TC e Caminhada;

11h15 - Chegada prevista dos primeiros atletas do TC;

11h45 - Chegada prevista dos primeiros atletas do TL;

13h00 - Chegada prevista dos primeiros atletas do UT;

17h30 - Encerramento do VT.

(horários sujeitos a alterações)


Distância/Altimetria/Classificação ATRP


Perfil altimétrico/descrição do percurso

Brevemente disponível na página do facebook do VT.

O percurso será marcado com placas direcionais e informativas (zonas perigosas e distância percorrida ou a percorrer) e fitado com fitas com cor vermelha.

Haverá membros da organização nos locais mais críticos e passiveis de engano (separações de provas, passagens de estrada, etc.). Todos os participantes devem acatar as indicações da organização sob pena de poderem vir a ser desclassificados.


Tempo Limite

O tempo limite para completar as provas será de 09h30. Haverá membros da organização a fechar o circuito e serão indicados horários limites de passagem em cada Posto de Abastecimento (PA). 

Ultrapassando o tempo de passagem limite, os atletas serão encaminhados para a zona de chegada por transporte da organização. Se o atleta não seguir as indicações dadas ficará à sua inteira responsabilidade, pois nem a organização nem os serviços de assistência poderão garantir a sua segurança bem como a marcação dos trilhos.

Pode a organização, se assim o entender, afastar um atleta devido ao seu estado de saúde ou outro, de modo a garantir o seu bem-estar.


Metodologia de controlo de tempos

Será assegurado por empresa de cronometragem, Trilho Perdido, através de Chip. As classificações serão disponibilizadas de imediato na página da empresa de cronometragem e posteriormente na página web da organização do evento.

As classificações serão realizadas através de sistema eletrónico, sendo entregue um dorsal com chip a cada atleta para ser colocado obrigatoriamente na parte da frente do corpo (zona da barriga ou abdómen) e assim deve permanecer até ao final da prova.

Atletas cujo dorsal não esteja colocado conforme as regras e por esse motivo o chip não seja detetado, não serão classificados.

Casos em que o dorsal com chip pode não ser detetado:

  • Dorsal dobrado;
  • Dorsal guardado dentro de bolso, mochila ou outro objeto.

Os eventuais protestos, relativos à classificação provisória, deverão ser apresentados à organização até uma hora após a sua publicação por escrito e assinados pelo próprio. 

Da deliberação tomada pela organização da prova sobre o protesto, não haverá recurso às decisões tomadas.


Posto de controlo

Haverá um posto de controlo (PC) Zero, efetuado pela organização antes da partida nas provas de Trail para controle dos atletas que alinham à partida.

Ao longo do percurso, cada atleta irá encontrar entre 1 a 3 PCs em lugares não revelados antecipadamente. Ao passar no mesmo, o atleta deverá facilitar o acesso ao dorsal, sob pena de desclassificação.


Postos de abastecimentos

Cada atleta é responsável pela sua hidratação e alimentação durante a prova.

As distâncias entre abastecimentos apresentadas pela organização são valores aproximados, devendo o atleta munir-se do que julgar necessário para assegurar eventuais distâncias maiores às apresentadas.

A organização encarrega-se de fornecer os líquidos nos PAs, não fornecendo recipientes para a ingestão dos mesmos. Os atletas deverão transportar consigo um copo ou recipiente similar para que possam abastecer nos locais proporcionados pela Organização:

  • 4-5 PAs para o UT;
  • 2-3 PAs para o TL;
  • 1 -2 PAs no TC e caminhada.


A ORGANIZAÇÃO NÃO FORNECERÁ COPOS OU GARRAFAS NOS PAs.


Material obrigatório/ verificação de material

Tendo o evento inicio e fim em período diurno (08h00 - 17h30), a organização aconselha os participantes para sua segurança, a transportarem consigo o seguinte material:

  • Um sistema próprio para o transporte de água com capacidade mínima de 1 litro pois, distâncias entre abastecimentos podem ser superiores a 10 Km;
  • Telemóvel;
  • Apito;
  • Manta de térmica;
  • Impermeável ou corta-vento.


Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviários ou ferroviário

Os atletas devem cumprir com as regras de trânsito em toda extensão das provas, bem como respeitar as áreas agrícolas e propriedade privadas, sob pena de serem responsabilizados por eventuais danos resultantes do seu incumprimento.

Ao longo das provas, partes mais técnicas e cruzamentos, estarão membros da organização, elementos de corporações de bombeiros e elementos para assistência médica de modo a garantir a segurança de todos os participantes.

Em caso de urgência, os participantes poderão ligar para o número de emergência, que estará impresso no Dorsal ou entrar em contacto com algum elemento da organização.

Em caso de abandono, o atleta deverá optar por fazê-lo num dos PAs ou nos PCs, comunicando obrigatoriamente o abandono aos elementos da organização, a fim de ser transportado para a zona de chegada.


Penalizações/desclassificações

Será punido com desqualificação sempre quando o atleta:

  • Partilhar o dorsal com outra pessoa, durante ou na totalidade da prova;
  • Falhar o PC Zero e/ou qualquer PC ;
  • Atalhar intencionalmente o percurso;
  • Perda do dorsal;
  • Não cumpra o presente regulamento.


Responsabilidades perante o atleta/participante

Organização responsabiliza-se, perante o atleta, pelo cumprimento do presente regulamento.


Seguro desportivo

Todos os atletas inscritos estão abrangidos por um seguro de acidentes pessoais, para casos de acidente (despesas de tratamento), morte ou invalidez permanente. 


INSCRIÇÃO

Inscrição regularizada

As inscrições estão disponíveis em vidatrail.webnode.pt ou trilhoperdido.com/evento/VIDA-TRAIL


Valores e período de inscrição

O período das inscrições estende-se até as 23h59 do dia 05 de Novembro 2019. Não será possível realizar inscrições no dia da prova.

Recibos referentes ao valor pago para inscrição, serão enviados por correio ou outro meio, desde que solicitados até ao dia da realização do evento. Após o término do VT já não é possível requerer recibo referente ao valor da inscrição.

Valores de inscrição:

  • Ultra Trail -Vinte e três (23) euros
  • Trail Longo - Dezoito (18) euros
  • Trail Curto -Quinze (15) euros
  • Caminhada -Dez (10) euros


Condições devolução do valor de inscrição

Após confirmação de pagamento, não será restituído qualquer valor da inscrição.


Material incluído com a inscrição

A inscrição no evento inclui:

  • Seguro de acidentes pessoal;
  • Dorsal;
  • Transporte em autocarro para o local da partida (TL UT);
  • Refeição (sopa + bifana/pão com chouriço);
  • Prémio Finisher para todos os atletas/Caminheiros que terminem a prova dentro de tempo;
  • Lembranças publicitárias que a organização venha a angariar;
  • Abastecimentos líquidos e sólidos;
  • Assistência médica durante o evento;
  • Cronometragem (exceto caminhada);
  • Prémios para os vencedores conforme referido em "Categoria e Prémios";
  • Banhos de água quente nas Piscinas Municipais de Ourém.


Secretariado da prova/horários e local

O secretariado do VT será no Centro de Negócios em Ourém. Funcionará no sábado dia 09 de Novembro das 18h00 às 20h30 e no domingo dia 10 de Novembro das 07h00 às 10h00.

O levantamento do dorsal poderá ser feito pelo próprio ou terceiros, mediante apresentação de documento comprovativo de pagamento.


CATEGORIAS E PRÉMIOS

Prémios

Haverá a entrega de prémios:

  • 3 Primeiros classificados masculinos/femininos da geral em todas as distâncias (TC TL e UT);
  • 3 Primeiros classificados masculinos/femininos de cada categoria etária em todas as distâncias (TC , TL e UT);
  • Equipa melhor classificada em cada distância (TC , TL e UT).

Definição das categorias etárias/sexo/individuais e equipas

É necessário a presença dos atletas premiados a quando da entrega de prémios.

Não se entregam prémios após término do evento.

Para a classificação por equipas, contam os 3 primeiros atletas classificados na geral (mista). Esta será atribuída de acordo com a soma da classificação geral dos 3 atletas. A equipa vencedora será aquela somar menos pontos.


INFORMAÇÕES

Como chegar

Pesquisar em vidatrail.webnode.pt/


Direitos de imagem

A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.


Controlo antidoping

Todo o atleta que participe nas provas cronometradas pode ser submetido a um controlo antidopagem antes, durante ou á chegada da prova. No caso de recusa o concorrente será sancionado de acordo com o regulamento internacional em vigor.


Aceitação do regulamento

Este regulamento foi elaborado de acordo com o Regulamento tipo da ATRP. Pode ser alterado de modo a que fique mais completa a informação.

Todos os participantes, pelo fato de efetuarem a sua inscrição no VT aceitam o presente regulamento.


Vais ter um dia fantástico, com tudo aquilo que um trail runner gosta!! 


Atentamente, a organização.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora